• Admin

Planejamento estratégico para clínicas em 2021


Planejamento estratégico para clinicas
Planejamento estratégico para clinicas

Chegamos ao final de um dos anos mais difíceis da história recente. Foram muitas perdas, de vidas, econômicas e emocionais.


Para sobreviver, tivemos que nos adaptar como seres humanos e como empresários.


No campo empresarial, uma lição é clara: Planejar e antecipar cenários nunca foi tão importante.


É preciso aproveitar esse final de ano para que você, além do descanso, da congregação com os seus familiares e amigos (de uma forma segura), busque pensar nos potenciais cenários econômicos para o ano de 2021 e ajuste as velas do seu negócio de acordo com potenciais acontecimentos.


Nesse breve artigo gostaríamos de levar você empresário do segmento de saúde a pensar em alguns pontos que vão ser fundamentais para a perenidade da sua clínica, laboratório ou hospital em 2021. Vamos lá!


01 - Caixa forte, empresa forte


Nunca foi tão importante ter uma gestão de fluxo de caixa bem feita. E quando falamos de caixa, estamos nos referindo ao controle, gestão e tomada de decisão sobre os dados e informações financeiras da sua clínica.


Sempre foi e será cada vez mais importante conhecer todos os custos da sua empresa, quais as despesas diretas, custos diretos e a margem de lucro de cada um dos seus procedimentos.


Será fundamental também planejar o orçamento global da sua clínica para o ano de 2021. Quais serão os gastos previstos (fixos e variáveis), quais serão as despesas, onde você vai investir? Quais serão os setores e/ou serviços que sua empresa deverá desinvestir?


Caixa forte, empresa forte.


02 - Aumentar os gastos com atividades estratégicas


Um bom plano estratégico trabalha com duas visões de despesas: Estratégicas e não estratégicas.


As despesas estratégicas são aquelas que contribuem direta ou indiretamente para o aumento do seu faturamento.


Marketing, propaganda, treinamento de pessoal são apenas alguns exemplos de despesas estratégicas que contribuem para o aumento do seu faturamento.


Já as despesas não estratégicas são aquelas que não contribuem para a produção de riqueza, mas precisam existir para que a atividade fim da sua clínica seja concretizada. São exemplos: Aluguel, contabilidade, material de consumo, etc.


Um bom planejamento estratégico para sua clínica em 2021 deve contemplar um aumento das despesas estratégicas e uma redução das despesas não estratégicas.7


03 - Foco do cliente, não foco no cliente


Você precisa entender o que é valor para o seu cliente. Não cometa o erro de adicionar serviços no seu portfólio, da aumentar as formas de pagamento, ou comprar um novo equipamento, sem ANTES saber se os clientes valorizam, e principalmente, pagam por isso.


Quem determina o valor de qualquer coisa que você faz na sua clínica é sempre o cliente. Aprenda a ver com os olhos do seu cliente, não com os seus.


04 - Planejamento de vendas


Se você até arrepia quando houve a palavra vendas está no lugar errado. A Senior Marketing sempre foi uma consultoria para dentistas e médicos com foco em vendas, em geração de riqueza, em entrega de excelência de serviços para os seus clientes.


Tudo isso só é possível se houverem vendas. Vendas são o pulmão e o motor da sua clínica. São elas que permitem atender mais e melhores pacientes a investir na formação contínua da equipe, na entrega de valor para o cliente.


Comece o ano de 2021 com um plano de vendas. Quanto você pretende faturar mês a mês em 2021?


Trace metas, objetivos e a partir dai, crie um plano de ações para atingir essas metas e objetivos.


Meça semanalmente se suas metas estão sendo alcançadas.


Seu plano de vendas não precisa ser complexo, mas tenha um. Pense sempre em 3 cenários de vendas: Um otimista, um pessimista e um realista.


Planeje 2021. Planeje suas vendas.


05 - Se adeque ao novo paciente


O novo paciente é alguém bem informado, antenado, exigente, que cobra o melhor, e na maioria das vezes, deseja pagar o menor preço possível.


É preciso criar relações com seus atuais clientes, e um posicionamento para sua marca que seja adequado aos desejos, necessidades e realidade desse novo paciente em 2021.


Quem entender melhor as necessidades e desejos do seu público vai supera momentos difíceis que ainda estão por vir.


Conclusão


Um plano estratégico é fundamental para qualquer empresa em 2021. Aprender com o ano de 2020, não repetir erros do passado e gerenciar de verdade sua clínica é o grande desafio de todo empresário do setor de saúde em 2021.


Se precisar de ajuda você pode sempre contar com o apoio da nossa equipe de especialistas em gestão e marketing para empresas de saúde.


Senior Marketing

Especialistas em gestão e marketing para saúde

atendimento@seniormarketing.com.br

(11) 3254-7451


0 comentário