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O guia da estratégia de marketing para clinicas odontológicas


Guia para uma estratégia de marketing odonto que funciona de verdade
Guia para uma estratégia de marketing odonto que funciona de verdade

Aparecer para o mercado onde você está inserido é fundamental. Em algum momento da sua vida, você com certeza já ouviu o ditado "a propaganda é a alma do negócio."


Vivemos um momento de extrema competição no mercado de odontologia, o que torna uma estratégia de marketing odontológico fundamental.


Uma estratégia de marketing vai ajudar sua clinica a captar novos pacientes e a fidelizar seus pacientes atuais.


Mas, uma pergunta frequente que recebemos de nossos clientes da nossa consultoria de marketing para dentistas é: Onde e quanto investir em marketing para atrair mais pacientes para minha clinica?


Se você também tem essa dúvida, continue a leitura desse nosso artigo, elaborado especialmente para você que já fez investimentos em marketing digital ou não para odontologia e não teve os resultados que esperava.



Por que investir em marketing na odontologia?


No mundo do varejo e comércio em geral, praticamente todos os empresários tem a a clareza de que precisam investir em boas estratégias de marketing para atrair mais clientes, gerar mais oportunidades de negócios e aumentar o seu faturamento.


Infelizmente, nem todos os empresários do setor de odontologia ainda tem esse tipo de conscientização. Muitos ainda acreditam que investir em marketing na odontologia é perda de tempo e dinheiro.


Sem dúvidas fazer marketing para captar pacientes é bem mais difícil do que fazer marketing para o varejo em geral.


Muita gente deseja e até sonha com um carro melhor, uma casa melhor ou uma viagem internacional.


Já os serviços de odontologia fazem parte da categoria chamada no marketing, de marketing com demanda negativa.


Explicando de forma simplificada, para a maioria da população, odontologia não é um sonho ou desejo, ainda que muitas vezes seja uma necessidade inegável.


Mesmo com o avanço da chamada odontologia estética, muitas pessoas ainda tem resistência em investir 5k, 10k ou mais em um tratamento de reabilitação oral, em aparelhos invisíveis ou em estética dental em geral.

Aqui entra a importância do marketing na odontologia. Ter uma estratégia de marketing odontológico bem definida vai fazer com que sua clinica tenha os seguintes benefícios:


Redução de custos


Quando você planeja o marketing da sua clinica, definindo onde quer chegar, qual o perfil do cliente e do tipo de tratamento que deseja realizar, quais são os seus custos e como deve cobrar, fica muito mais fácil identificar e atrair o paciente com a personalidade certa para o seu tipo de clinica.


Sem uma estratégia de marketing bem definida, geralmente o empresário da odontologia logo percebe que não está tendo retorno do seu investimento, fica frustrado e acaba desistindo de investir em marketing por não ter retorno.


Mas uma boa estratégia de marketing digital na odontologia vai lhe dizer qual o nível de investimento precisa ser realizado para atingir as metas que você deseja.


Melhora no nível de decisão


É impressionante como muito proprietários de clinicas odontológicas partem diretamente para a propaganda na odontologia sem uma pesquisa adequada de mercado, sem entender o contexto onde estão inseridos.


Aqui na Senior, somos especializados em criar estratégias de marketing individualizadas para cada cliente. Muitas vezes o que funciona para uma clinica há um ou dois quarteirões da sua clinica não funcionará no seu caso.


Isso acontece porque como as pessoas, cada empresa tem suas forças, suas fraquezas internas e oportunidades e ameaças do mercado das quais tem que reagir.


Com o uso de modernas ferramentas como pesquisa de mercado, geomarketing, planejamento de marketing, estudo de canais de mídia é possível sim investir e ter retorno do seu investimento em marketing na odontologia.


Ou seja, usando o marketing de forma científica e não somente ferramentas (Google, redes sociais, etc.) é possível montar um plano de marketing que te ajude a tomar as melhores decisões de investimento em marketing na sua clinica.



O marketing na odontologia funciona mesmo?


Bom, a resposta para essa pergunta é: depende.


Depende do que você entende por marketing odontológico, do seu nível de expectativa e da sua capacidade de investimento.


Veja bem, marketing na odontologia não é uma ciência exata, muito menos uma forma de ganhar dinheiro fácil e nem rápido.


Geralmente quando planejamos uma estratégia de marketing para uma clinica odontológica sempre pensamos nos horizontes de curtíssimo prazo (3 meses), de curto prazo (6 meses), de médio prazo (1 ano) e de longo prazo (acima de 3 anos).


Existe muita mentira, muita falácia e muita contra informação no mercado, especialmente dos chamados gurus de marketing odontológico, e das pseudo agências de marketing digital para dentistas que vendem um sonho.


Como tudo na vida, e não é diferente com o marketing na odontologia, é preciso de 3 coisas: Planejamento, investimento e tempo.


e você busca uma estratégia ou "sacada" de marketing que vai "bombar sua agenda" em 1 ou 2 meses, nós não somos a agência de marketing odontológico para você.


Temos clientes que depois de um ou dois anos de consultoria atingem faturamentos muito satisfatórios com alta lucratividade, acima da média do setor, mas também existem aqueles que não conseguiram "virar".


Não existe bala de prata em marketing e quem acredita nisso acaba demonstrando um pensamento simplório a respeito do tema.



Afinal qual a melhor estratégia de marketing para uma clinica odontológica


A melhor estratégia de marketing é aquela que vai levar a sua proposta de trabalho aos pacientes que tem interesse, autoridade e poder de compra para pagar pelos seus serviços, que valorizam o que você façam e que voltam a comprar de você e a recomendar o seu serviço.


Para definir qual a melhor estratégia de marketing na odontologia para a sua clinica, é preciso passar por algumas fases de vão do diagnóstico a execução:


Diagnóstico de marketing


Nessa fase procuramos entender qual a situação atual da sua clinica em termos de faturamento, perfil dos pacientes, lucratividade, rentabilidade, análise do seu ponto comercial, estratégias que são utilizadas para atrair pacientes, os tipos de tratametos oferecidos, suas instalações, o perfil da equipe, concorrência, entre outros fatores.


Plano de Marketing


O plano de marketing é um documento fruto de um extenso diagnóstico e que pode ser comparado na odontologia ao plano de tratamento que o dentista apresenta ao paciente.


Você com certeza não oferece o mesmo tratamento para todos os pacientes. Por que não? Simplesmente porque cada paciente é único, tem necessidades distintas e vai reagir de uma forma melhor a um tipo específico de tratamento.


É exatamente essa a proposta do plano de marketing na odontologia. Entender as características únicas da sua clinica, suas forças e fraquezas, definir suas metas, escolher o melhor mix de marketing para atrair mais pacientes com o perfil do seu cliente ideal.


Investir em um bom plano de marketing para sua clinica odontológica envolve ter metas claras, definir corretamente o investimento necessário e uma boa execução, como vamos ver a seguir.


Execução de Marketing


Corre um ditado no meio dos profissionais de marketing de que o "melhor plano de marketing é aquele que foi bem executado".


Veja, as fases de diagnóstico e planejamento de marketing servem para construir as bases de um bom plano de marketing odontológico que vai atrair os pacientes certos e aumentar o faturamento e a lucratividade da sua clinica.


Mas, lembre-se, o plano é executado por pessoas. E essas tem que estar preparadas, envolvidas com as metas propostas.


A fase de execução de marketing começa com uma imersão de todos os envolvidos na sua clinica, em uma reunião de kick-off do projeto onde são expostos os desafios, a situação atual da clinica, para onde pretendemos ir e o que está sendo planejado para que possamos chegar lá.


Na execução do plano de marketing olhamos para indicadores de performance, sempre comparando o que foi planejado durante a fase de planejamento de marketing com o que estamos na prática atingindo.


Correções de rota sempre são necessárias, seja nas dimensões do investimento, do perfil do público-alvo, dos canais de mídia selecionados, e muitas vezes, na escolha dos tratamentos oferecidos.



Conclusão


Nesse artigo tentamos explorar o tema da importância de ter estratégias de marketing na odontologia que tragam resultados reais.


Para que esses resultados venham é preciso ter em mente que:

  • Exige planejamento

  • Pesquisar o mercado e a concorrência é fundamental

  • Não existe resultado rápido. Se é rápido não é consistente (voo de galinha)

  • É preciso ter um diferencial

  • Marketing é um processo contínuo, não um evento

  • Um bom plano demanda um diagnóstico bem feito e uma excelente execução


Se você se interessa pelo tema, se já investiu em marketing e não teve retorno, fez cursos com gurus de marketing e continua sem alcançar as promessas feitas, entre em contato e converse com uma assessoria de marketing odontológica profissional.


Senior Marketing

Assessoria de marketing para dentistas

(11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br



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