• Admin

Gestão financeira é a base de uma clinica de sucesso


Seja você um médico, dentista ou outro profissional de saúde, é necessário que entenda que só é possível construir uma clinica sólida e prospera se fizer uma boa gestão financeira.


Durante nossos mais de 20 anos com consultoria de gestão e marketing para médicos e dentistas encontramos diversas clinicas com um excelente corpo clínico, boa base de clientes, e que, ainda assim, sofriam para gerar lucro.


Todos os problemas de uma clinica passam por uma boa gestão empresarial. Dentro da gestão empresarial, um campo de grande relevância é a gestão financeira.


O que é gestão financeira de clinicas?


Fazer a gestão financeira de uma clinica passa por dois pontos fundamentais:


A - Controle financeiro


Trata-se do registro, preferencialmente de forma informatizada das movimentações financeiras de uma clinica.


Isso envolve registrar de forma organizada em um plano de contas de receitas e despesas todo entrada e saída de dinheiro da clinica.


O controle financeira é ferramenta fundamental para a tomada decisão empresarial de qualquer instituição.


Porém, como veremos adiante, não basta ter o controle das informações financeiras e é para isso que existe a gestão financeira.


B - Gestão financeira da clinica


Gerir é tomar deciões e alocar os recursos financeiros da clinica de forma a aumentarem o seu valor e maximizar o retorno do investimento.


A decisão de comprar um novo equipamento, fazer o investimento em um curso, ou abrir mais uma unidade, deve ser baseada no controle financeiro dos dados de faturamento, despesas e custos da clinica.


Gestão financeira de clinicas envolve a habilidade de entender e aprender com os dados, fazendo projeções de fluxo de caixa futuras para amparar a correta tomada de decisão por parte do gestor da clinica.


Qual a importância da gestão financeira para clinicas?


Imagine uma empresa onde o proprietário não tem certeza das suas margens de lucro a cada venda realizada.


Pense em uma empresa que não tem controle dos seus estoques de insumo e acaba pagando mais caro toda vez que tem que fazer um ressuprimento.


Percebe a dificuldade que é administrar uma clinica sem um efetivo controle financeiro e uma boa gestão financeira.


A boa gestão financeira da clinica é um pilar fundamental para qualquer clinica de sucesso.


Sem gestão financeira os sócios de uma clinica podem ver seus investimentos evaporarem de uma hora para outra sem mesmo ter noção de onde esta o problema.


Então, seja porque a tomada de decisão deve ser sempre embasada em números, seja para prever potenciais problemas financeiros, ou mesmo, para entender margens de lucratividade e rentabilidade dos serviços, toda clinica deve apostar em uma boa gestão financeira.


3 açoes para a boa gestão financeira de uma clinica


01 - Separe o dinheiro da clinica do dinheiro dos sócios


Provavelmente você já ouviu esse conselho várias vezes, mas mesmo assim, a grande maioria dos clientes que chegam à nossa consultoria de gestão financeira para clinicas não tem um controle separado das contas correntes de sócios e da própria clinica.


Sócios devem manter contas correntes separadas e toda retirada da clinica deve ser registrada como uma "despesa de sócios" no plano de contas do controle financeira da clinica.


02 - Sócio tem prolabore


Todo sócio que trabalha na clinica, seja na gestão ou no atendimento aos pacientes deve receber um "salário" mensal denominado prolabore.


Basicamente o prolabore é um valor que o sócio que trabalha na empresa recebe por estar trabalhando no dia a dia da empresa. Esse valor deve ser aproximado ao valor pago a um profissional de mercado para exercer a mesma função que o sócio executa na sociedade.


O trabalho do sócio é remunerado pelo prolabore e o investimento do sócio é remunerado pelo lucro, na proporção das suas cotas na sociedade.


03 - Invista em um software de gestão de clinicas


Existem diversas alternativas no mercado em softwares de gestão financeira para clinicas médicas e odontológicas.


O importe é observar no sistema escolhido se ele apresenta a possiblidade de organizar suas contas em categorias (plano de contas) de entradas e saídas, bem como a facilidade e os tipos de relatórios e gráficos que sua clinica pode obter do sistema.


Conclusão

Toda clinica precisa de uma boa gestão financeira. No curso do exercicio da nossa consultoria financeira para clinicas já nos deparamos com situação onde a clinica quebrou por vender muito.


Apesar de parecer contraditório, o fato é que vender sem lucro, ou com margens negativas pode sim quebrar uma clinica.


Para que você não entre nessa situação invista numa consultoria de gestão financeira para sua clinica.


Conte com a Senior e seu time de especialistas para te ajudar a organizar as finanças da sua clinica e fazer uma boa gestão financeira do seu negócio.


Entre em contato!


Senior Consultoria

Gestão financeira para clinicas

+55 (11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br


0 comentário