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Como conseguir pacientes de odontologia e medicina

Como conseguir pacientes?
Como conseguir pacientes?

De todas as perguntas que os nossos clientes e leads nos fazem, provavelmente essa é a de maior recorrência. Afinal, todos querem saber? Como conseguir pacientes?


Seja você um dentista ou médico novato, ou proprietário de uma clinica com muitos anos de mercado, captar pacientes é fundamental.


Afinal, sem pacientes não existe negócio. Você pode ter a melhor clinica, os melhores profissionais e os melhores equipamentos, mas precisa ter em mente que a premissa central de todo profissional ou empresa do setor de saúde é captar pacientes, atender da melhor forma possível suas demandas e obter retorno dos seus investimentos, e finalmente, lucro.



Como conseguir pacientes

Existe fórmula mágica?


Você vai encontrar milhares de artigos, e-books, vídeos com dicas e sacadas para conseguir pacientes.


Mas, se fosse tão fácil assim qualquer um faria, concorda?


A verdade nua e crua é que atrair pacientes tem ficado cada vez mais difícil. Isso ocorre por diversos fatores, mas existem dois que se destacam:


01 - Excesso de oferta.

02 - A demanda (clientes) estão cada vez mais conscientes e exigentes.


Em uma sociedade de livre mercado o empreendedorismo é bastante praticado e valorizado.


Não é diferente na medicina e odontologia, onde o ato de empreender acontece quase que involuntariamente.


Quando um médico ou dentista abre um consultório ou uma clinica, está na verdade abrindo uma empresa, um tipo especial de empresa é verdade, mas no final do dia trata-se de um negócio que precisa de clientes e gerar faturamento e lucro.


Boa parte dos médicos e dentistas não tem uma formação sólida em empreendedorismo e são poucos aqueles que conseguem avançar na carreira e abrir e desenvolver uma clinica lucrativa.


Apesar dos motivos para o insucesso serem variados, é certo que não ter pacientes é a causa número 01 da falência de clinicas e consultórios de doutores muito bem formados e hábeis nas suas respectivas funções.


Muitos profissionais de saúde tem sido ludibriados por agências de marketing para médicos e agências de marketing para dentistas que prometem bombar sua agenda e lotar seu consultório, mesmo com baixo investimento! Balela. Não existe bala de prata quando se trata de conseguir pacientes.


Como conseguir pacientes?

Marketing e vendas trabalhando juntos


Vai longe o tempo em que discutir a possibilidade de investir em marketing médico ou marketing odontológico.


Hoje, não é mais uma questão de "se", e sim, de como investir em marketing na saúde que gere resultados concretos.


E aqui talvez você possa ter uma surpresa...Marketing na saúde não gera pacientes.


O máximo que o marketing na saúde consegue fazer por uma clinica é torna-lá visível para quem já está procurando e despertar o desejo em quem ainda não está buscando por serviços que sua clinica disponibiliza.


É bom ressaltar a diferença entre propaganda na medicina e odontologia e marketing.


Marketing médico e marketing odontológico são muito mais do que fazer a propaganda da sua clinica.


Propaganda é fundamental para que as pessoas saibam os serviços que você disponibiliza, suas competências e diferenciais.


Porém, hoje em dia, a disponibilidade de bons profissionais que oferecem mais ou menos, na visão dos clientes, os mesmos serviços é enorme.


Portanto, confiar que apenas o marketing vai gerar pacientes agendados na sua clinica é um equivoco.


Para além da competição que é grande no mercado de saúde, é preciso entender que marketing atrai pacientes, mas quem faz a conversão é vendas.


Ficou confuso? Bom, de modo simplificado podemos dizer que tudo que você faz para atrair a atenção de potenciais pacientes está no campo de marketing, e tudo aquilo que você faz com o paciente que já está na sua clinica é vendas.


Enquanto marketing na saúde tem o intuito de definir o melhor ponto comercial, a melhor cartela de serviços de acordo com o perfil do seu público-alvo, estabelecer um preço justo que remunere o seu capital e seja acessível ao seu perfil de paciente, vendas tem haver com persuasão, convencimento e conversão.


Preste atenção: Se você quer conseguir mais pacientes precisa entender que na sua clinica é preciso trabalhar marketing e vendas em conjunto.


Tudo começa com uma mudança de mentalidade. Você precisa passar da mentalidade de que marketing e vendas são coisas ruins, de que são enganação e autopromoção para uma mentalidade de que marketing e vendas são ferramentas que te ajudam a entregar o que melhor você faz pelos seus pacientes, seja uma medicina ou odontologia ética, responsável e humana.



Sem vendas e sem marketing não existe negócio.



Para conseguir pacientes é preciso pensar no todo, desde o momento que alguém procura por sua especialidade no Google ou navegando no Instagram, passando pelo contato com sua clinica, seja por telefone ou WhatsApp, até o momento em que ele é avaliado e um orçamento apresentado.


Lembre-se, o elo mais fraco quebra uma corrente. Se sua clinica investe na propaganda e promoção, mas peca na venda não vai conseguir mais pacientes.


Se não faz propaganda da clinica , mas por outro lado é bom em negociação e vendas, vai ter poucas pessoas com quem negociar.


Um outro fator importante que você precisa considerar ao investir em conseguir mais pacientes é o investimento.


Acabe com essa ideia de que é possível conseguir pacientes de graça. Ok, indicações são sempre bem vindas, mas elas não aconteceram de graça. Você teve que investir seu tempo, conhecimento e capacidade para conseguir que antigos pacientes indiquem novos.


Tenha lateralidade nas suas estratégias de captação de pacientes. Ou seja, nunca confie somente em uma fonte de aquisição de leads (potenciais pacientes), multiplicando os canais de aquisição de pacientes para além dos tradicionais Facebook, Instagram e Google.


Avalie com calma o perfil do seu público e veja o que mais funciona como propaganda na visão deles.


Pode ser que em grandes cidades o melhor investimento seja em marketing digital para divulgar sua clinica, mas em cidades pequenas, ou comunidades mais simples, até mesmo panfletos ainda dão resultados.


Conclusão


Para conseguir mais pacientes você tem que ter a mentalidade de que sem pacientes não existe negócio.


Pare de se colocar em primeiro lugar. Tenha sempre uma visão crítica em relação ao seu próprio negócio, compare seus diferenciais com os seus concorrentes, busque uma integração de estratégias de marketing com um boa capacidade de negociação com seus pacientes.


Se precisar de ajuda para conseguir mais pacientes entre em contato conosco e veremos se podemos ajudar!


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