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Como conquistar novos pacientes através de indicações


Aumento o número de pacientes da sua clinica através de indicções
Aumento o número de pacientes da sua clinica através de indicções


Captar novos pacientes todos os dias não é fácil, não é barato e não é simples.


Por isso, você deveria investir na aquisição de novos pacientes através das indicações dos seus próprios pacientes. Parece simples e claro que essa é uma estratégia de marketing para clinicas odontológicas e médicas que deveria ser aplicada ao seu negócio também.


Mas, no fundo, o que vemos na nossa prática diária de consultoria para médicos e dentistas é que eles não sabem como fazer a captação de novos pacientes através de indicações.


Como captar pacientes por de indicações?


Existem diversas formas de atrair novos pacientes vindos das indicações dos seus pacientes atuais ou parceiros de negócios. Vamos passar aqui 3 formas diretas de atrair mais pacientes vindos de indicação.


Continue a leitura e saiba como atrair mais pacientes por indicações!


01 - Preste um excelente serviço


E quando dizemos excelente serviço não estamos nos referindo apenas a consulta médica ou ao procedimento odontológico.


Cada vez mais as pessoas tem escolhido seu profissional de saúde pela experiência de consumo do serviço.


E o que vem a ser essa experiência de consumo de serviço na odontologia ou na medicina?


Veja, ir ao médico ou ao dentista ainda está muito ligado a sentimentos negativos. As pessoas sabem que ao procurar um profissional de saúde tem algum tipo de problema ou dor que as estão incomodando.


Quando digo "dor", não significa apenas a dor física, de um dente doente ou dor na coluna.


Dor é qualquer desconforto físico ou emocional que provoca tensão e que move as pessoas a ação.


Assim, mesmo uma pessoa que está em busca de um tratamento estético está tentando se livrar de uma dor, como por exemplo, a dor psicológica de não se sentir bem com algum aspecto da sua aparência física.


É fato estudado pela psicologia que o ser humano foge da dor e busca o prazer o tempo todo.


E o que isso tem a ver com a experiência do consumo do seu paciente na sua clínica médica ou odontológica? Exatamente tudo!


Sem lugar a dúvidas, o ambiente de prestação do serviço, os cheiros, sons, a limpeza do local, a aparência dos funcionários, o móveis e as cores marcam forte presença na experiência de consumo do paciente.


É por isso muitas clinicas hoje em dia investem em ambientes que mais lembram a extensão da casa do cliente do que o ambiente de uma clinica médica ou odontológica.


Esse aspecto de humanização do atendimento contribui para maiores resultados. Pacientes que tem medo de ir ao dentista, por exemplo, quando atendidos em um ambiente especialmente preparados para minimizar esse medo (com tratamentos mais rápidos, indolores, com música ambiente relaxante, etc.) conseguem converter esses pacientes em advogados da sua marca e indica-ló para uma série de novos pacientes em potencial.


Então, preste atenção: Para conseguir mais indicações de seus pacientes é preciso encanta-lós, não só satisfaze-los. O sucesso de uma clinica esta cada vez mais associado aos aspectos extrínsecos do serviço, ou seja, o ambiente, o atendimento, a humanização do que o próprio atendimento clinica me si (fatores intrínsecos).


Sem dúvida alguma um paciente que recebe um tratamento clinico de excelência vai ficar satisfeito com seu serviço, mas somente aqueles que recebem uma experiência de consumo, que vai além do que é realizado dentro do seu consultório ficarão encantados com a sua clinica.


E somente pacientes encantados recomendam seus serviços para novos pacientes. Lembre-se disso.


02 - Faça parcerias com outros profissionais que possam gerar indicações.


Seja você uma grande clinica com vários especialistas ou um pequeno consultório especializado em um tipo de especialidade médica ou odontológica, sempre existe novas formas de atrair pacientes por indicações.


Perceba, nem toda indicação precisa vir da sua carteira de pacientes. E se as indicações vierem da carteira de um parceiro de negócios?


Parcerias de negócios são uma das melhores formas de conseguir atrair mais pacientes vindos de referências.


Na nossa prática de consultoria médicos e dentistas já fizemos parcerias que geraram resultados muito positivos para ambos os parceiros. Aliás, esse é um ponto fundamental para qualquer parceria de sucesso, as duas partes tem que ganhar novos clientes.


Então, já vimos parcerias entre dentistas ortodontistas e fonoaudiólogos, entre médicos pediatras e clinicas odontológicas especializadas em ortodontia infantil e até mesmo entre academias e médicos ortopedistas e fisiatras.


Quando se trata de trazer novos pacientes através de parcerias para sua clinica, você precisa levar em conta alguns pontos:


A - Procure parceiros que atendam o mesmo perfil de público da sua clinica.

B - Encontre uma forma de que ambos saiam ganhando. Pode ser fazendo um evento online onde ambas carteiras de clientes podem ser convidadas a participar.

C - Complemente lacunas que o parceiro não faz. Por exemplo, um cirurgião bucomaxilo pode precisar dos serviços de um ortodontista e vice-versa.


Enfim, as possibilidades de parcerias são infinitas. Basta olhar com atenção para o seu entorno, para as carências do mercado local e fazer um bom networking.


É impressionante como as pessoas da área de saúde tem dificuldades de se relacionar com seus pares. É comum damos consultoria para dentistas que procuram um especialista em endodontia, por exemplo, para sua pouca demanda de pacientes eventuais que vão viabilizar seu negócio principal que é ortodontia, sendo que existe um dentista que faz endo no mesmo andar.


Enfim, uma ótima forma de atrair mais pacientes para sua clinica é fazendo parcerias do tipo ganha-ganha com profissionais e clinicas que não concorram diretamente com o que você faz, onde a parceria vai gerar ganhos para ambos.


03 - Programa Member Get Member


Eu sei, essa técnica é tão velha quanto as revendedoras de porta em porta de cosméticos Avon.


E ela é usada até hoje. Sabe por que? Porque ela funciona!


Você pode criar seu próprio cartão de indicações da clinica e o paciente que trouxer um novo paciente vai recebendo um bônus que pode ser trocado por descontos ou até mesmo novos tratamentos gratuitos.


Para maximizar essa forma de atrai referências de novos pacientes você pode usar essa estratégia em conjunto com a número 02, onde os seus parceiros oferecem benefícios que podem ser retirados na sua clinica e vice-versa.


Já implementamos estratégias de indicação de pacientes member get member em clinicas com os mais diferentes perfis e elas tiveram resultados muito expressivos na captação de novos pacientes.


Conclusão


Nesse artigo você viu a importância de um atendimento, ou melhor dizendo, de uma experiência de consumo de excelência para o encantamento dos pacientes e para que esses possam lhe indicar novos pacientes.


Você viu também duas formas de atrair novos pacientes para sua clinica, utilizando parcerias com empresas que atendem o mesmo público que o seu e, também, como um programa de member get member pode ser eficaz se implementado da forma correta.


Vivemos um momento de extrema concorrência no mercado de saúde com ampla oferta de profissionais. Em um cenário assim é preciso lançar mão de várias estratégias de captação de pacientes, sendo as indicações uma das mais importantes delas.


Se você tem interesse em saber mais sobre como captar pacientes por indicações, entre em contato e fale com um de nossos especialistas em marketing e vendas para clinicas odontológicas e médicas.


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