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Como conquistar mais pacientes


Ter pacientes novos todos os dias é o desejo de 10 em cada 10 médicos e dentistas que nós procuram diariamente para saber mais informações sobre nossa consultoria de captação de pacientes.


De fato, atrair pacientes, converte-los e fideliza-los é a receita para ter uma clinica lucrativa e de sucesso.


Mas, antes de falarmos sobre como conquistar mais pacientes para sua clínica ou consultório, responda as perguntas abaixo:


  • Como você faz captação de pacientes atualmente?

  • Que tipo de ação de marketing você executa na sua clínica ou consultório?

  • Você reserva uma parte do seu orçamento mensal para investir em marketing odontológico ou médico?

  • Seu único canal de captação de pacientes é através de referências e indicações?

  • Quais os tipos de propaganda você já tentou na sua clínica?

  • E principalmente: Quais os seus objetivos ao investir em marketing para sua clínica médica ou odontológica?


Como conquistar mais pacientes

Comece com uma meta clara


Sabe, na nossa experiência de mais de 25 anos atuando com captação de pacientes para dentistas e médicos fica bem claro que, a grande maioria dos profissionais de saúde faz muita confusão sobre o que é marketing na odontologia e marketing na medicina.


A grande maioria acredita que marketing para saúde é fazer propaganda das suas clínicas.


Acontece que o marketing na medicina e o marketing na odontologia vai muito além da promoção dos seus serviços.


Marketing para saúde é uma filosofia de gestão, onde o seu paciente ideal é colocado no centro da sua estratégia de marketing.


Perceba que vai ser impossível atrair mais pacientes para o seu consultório se você não compreender com clareza o que de fato atrai um paciente.


É exatamente para esclarecer essa situação que escrevemos esse artigo. Não temos pretensão de esgotar o assunto, mas é bem claro que alguns pontos precisam ser bem compreendidos para que você consiga atrair mais pacientes para o consultório. Siga a leitura e descubra que pontos são esses!


Como conquistar mais pacientes


Existem alguns fundamentos básicos que tornam uma estratégia de captação de pacientes mais efetiva. Esses pontos são os seguintes:


01 - Como conquistar mais pacientes

Defina o perfil do seu cliente ideal


Veja, nos insistimos bastante nesse ponto aqui no nosso blog e também na nossa consultoria para dentistas e médicos.


Talvez seja o ponto principal quando se trata de aumentar o número de pacientes de uma clínica.


Você não deve acreditar que o seu trabalho é para qualquer pessoa com a necessidade do seu serviço.


Leve em conta que o perfil do seu paciente ideal, aquele que você deve direcionar seus esforços de divulgação, atração e captação, precisam ter 3 (todas as três) características bem definidas, a saber:


- Ter a necessidade ou desejo pelo serviço que você oferece

O paciente ideal é aquele que necessita por questão de saúde, ou deseja, por uma questão de estética realizar uma consulta e um procedimento que você oferece. Por exemplo, quem tem os dentes desalinhados necessita / deseja o trabalho de um ortodontista.


- Ter autoridade para contratar o seu serviço.

Autoridade é a capacidade de ter autonomia na decisão da contratação do seu serviço.


Se você está atendendo uma mãe que leva o filho a uma consulta, mas quem vai decidir pelo pagamento é o pai, então a verdadeira autoridade (o pai) não está presente na consulta.


É preciso nesse caso conseguir uma interlocução com esse pai que será o decisor final sobre a contratação ou não do seu serviço.


- Ter capacidade financeira


Não adianta nada uma pessoa precisar ou desejar o seu trabalho, ser o responsável pela decisão, mas não ter a capacidade financeira para pagar pelo seu trabalho.


Perceba que, as 3 condições acima, determinam se o paciente tem ou não o perfil do seu paciente ideal.


Na ausência de um dos requisitos a captação do paciente não vai acontecer.


02 - Como conquistar mais pacientes

Use o canal de mídia correto para atrair mais pacientes


Muitas vezes dentistas e médicos pulam de cabeça no uso das redes sociais para atrair mais pacientes.


Eles acabam se frustrando, porque acreditam que todo mundo está nas redes sociais.


Mas lembre-se do ponto número 01 citado acima. Para conseguir mais pacientes você precisa estar onde o seu perfil de paciente ideal está.


Não adianta, por exemplo, tentar falar com pessoas da terceira idade utilizando o Instagram. O mesmo se aplica para executivos muito ocupados.


Ainda que um ou outro membro desse grupo alvo possa estar nessas redes eventualmente, eles não estão lá com o modo de compra ativo. Estão somente para sociabilizar.


Por outro lado, existem sim, situações onde captar pacientes pelas redes sociais faz muito sentido.


Geralmente as pessoas que forem impactadas pela sua propaganda, seja na TV, rádio, outdoor ou por uma propaganda no Google visitarão o se perfil nas redes sociais, para confirmar informações sobre a qualidade do seu trabalho.


É fundamental que você faça a comunicação da sua clinica nos canais de divulgação que naturalmente seus pacientes de perfil ideal estejam.


Mas ai surge um terceiro ponto que é decisivo para atrair mais pacientes. Veja a seguir...


03 - Como conquistar mais pacientes

Use uma linguagem que toque as emoções do seu paciente ideal.


Bem, já falamos aqui sobre a importância de definir o perfil do seu cliente ideal, ou seja, ter clareza sobre o público-alvo da sua clínica.


Frisamos também a importância de estar nos canais de comunicação, seja ele no marketing digital ou nas mídias offline (rádio, TV, Outdoor, etc.) que fazem sentido para o seu mercado.


Por outro lado, não basta saber para quem falar e o que falar. É preciso saber como falar.


O tom de voz da comunicação persuasiva é aquele que toca a emoção do seu paciente de perfil ideal.


Por isso, é tão importante entender quem é, o que valoriza, o que não valoriza, o que move e o que motiva o seu paciente ideal.


Muitos dentistas e médicos se perdem na captação de pacientes por não saberem exatamente o que motiva seus pacientes a comprar.


Um erro comum é comunicar características dos serviços e não os benefícios e a transformações do que você faz.


Entenda, os pacientes não estão procurando por médicos e dentistas com diplomas no exterior, por profissionais com vidas pessoais bem sucedidas. Tudo que importa é o que você pode fazer por eles.


Acertar o tom da comunicação da sua marca, da sua clínica é fundamental para atrair mais pacientes para sua clínica.


Resolva o problema primordial do seu paciente, aquilo que o motivou a procurar você, e a partir daí, comece um relacionamento que pode durar anos.


Conclusão


Esteja você pensando em investir em marketing digital para sua clínica médica ou odontológica, ou se já faz investimentos e não ter retorno como deveria, pense que para conseguir mais pacientes é preciso dominar a tríade: Mercado, meio e mensagem.


Marketing para médicos e dentistas é muito mais do que fazer um site ou criar uma presença nas redes sociais.


Marketing na saúde é para profissionais. Se você quer falar com um de nossos especialistas sobre como podemos ajudar sua clínica a conseguir mais pacientes, entre em contato por um dos canais abaixo:


Senior Marketing

Marketing para médicos e dentistas

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