• Admin

4 formas de divulgar uma clinica médica e atrair mais pacientes

Como fazer propaganda para clinicas médicas?
Propaganda para clinicas médicas

Em um mundo que caminha cada vez mais para o digital, cabe aos médicos e empreendedores do setor de saúde prestarem cada vez mais atenção em novas formas de divulgar suas clinicas médicas.


Todos nós sabemos que a sociedade brasileira abraçou a internet, que preencheu várias lacunas importantes, democratizando o acesso à informação.


Para além do entreterimento, as pessoas buscam na internet informações sobre tratamentos, doenças e profissonais de saúde.


Se há 10 anos atrás alguém disse-se que seria possível realizar uma consulta online, todos achariamos no mínimo engraçado.


Mas a tecnologia esta ai, e goste você ou não é fundamental investir na divulgação e na propaganda da sua clinica médica para atrair mais pacientes qualificados.



Por que fazer propaganda da sua clinica médica?


Antigamente bastava ao profissional de saúde ter uma boa formação técnica, escolher um ponto comercial e começar a atender seus pacientes.


Essa realidade mudou drasticamente nos últimos anos em virtude de uma serie de fatores, tais como:


  • Excesso de oferta de profissionais de saúde em mercados saturados como as grandes capitais;

  • Falta de diferenciais competitivos (preço, qualidade, atendimento, tecnologia, etc.) percebidos pelos pacientes;

  • Entrada no mercado de grandes redes de franquias das chamadas "clinicas populares" que atenderam a demanda de uma parte da população brasileira que ficava entre a escolha do SUS e de planos de saúde empresariais;

  • Concorrência cruzada com outras especialidades de saúde. Por exemplo, dentistas começaram a atuar em procedimentos estéticos antes restritos a profissionais habilitados em medicina.

  • Dominância de planos de saúde com tabelas de preços baixos.



Aliados a esses fatores, podemos citar também que a falta de prepara dos médicos no que tange a aspectos empresáriais, como desconhecimento de técnicas de gestão, marketing na medicina e téncias de vendas aumentaram o grau de dificuldade para a perpetuação de uma clinica médica no mercado atual.


De fato, em um cenário desafiador como o atual são vários os motivos que levam um profissional de saúde a pensar em investir em propaganda da suas clinicas.

Vamos ver alguns deles:


  • Aumentar a visibilidade da sua clinica;

  • Gerar demanda por novos pacientes;

  • Quem não é visto não é lembrado. Somente atráves de campanhas publicitárias é possível ampliar o raio de alcance e a visibilidade de uma clinica médica.

  • Fazer frente aos investimentos em propaganda da concorrência.

  • Diminuição dos pacientes por inidicação. Muito dificilmente uma clinica médica sobreviverá somente com indicações de outros pacientes.


Com certeza você concorda conosco a respeito da divulgação da sua clinica. A internet é o caminho mais comum, mas não o único. Além disso, investir em marketing na medicina é muito mais do que apenas veicular anúncios e direcionar potenciais pacientes para sua clinica.


É preciso estar preparado internamente para absorver a demanda que vai ser gerada pelo marketing da sua clinica.


Não adianta nada contratar uma agência de marketing médico se você não fizer antes um dever de casa bem feito.


Esse devre de casa envolve a escolha de um bom ponto comercial, a sua adequação ao perfil do seu paciente alvo, a criação e fortalecimento de uma marca, ao preparo da equipe de atendimento, etc.


Veja bem, o marketing na medicina segue regras mais restritas do que marketing para o varejo.


Sendo assim, o apelo comercial da publicidade na medicina perde o sentido, sendo vedado pelo CFM realizar ações de propaganda de uma clinica de forma ostensiva ou agressiva.


É preciso contar com uma boa assessoria de marketing médico para desenvolver campanhas de captação de pacientes que não venham a ferir as regras do conselho, mas ainda assim terem resutlados efeitivos para os seus investimentos.



Requisitos para ter sucesso na publicidade médica


Toda ação de marketing médico, toda campanha de captação de pacientes precisa estar calcada em um bom planejamento de marketing médico.


Esse planejamento é composto de algumas fases:


Diagnóstico Situacional

Trata-se da fase em que a agência de marketing médico vai estudar de forma minuciosa sua clinica, sua estrutura de serviços, seus diferenciais, a sua presença na internet, sua proposta de valor e formular um diagnóstico da sua situação atual e dos gaps que porventura existam.


Planejamento de Marketing

Uma vez entendido os pontos fortes e fracos da sua clínica, o mercado, suas oportundiades e desafios é hora de planejar os objetivos de marketing.


Os objetivos podem ser qualitativos e/ou quantitavos. Por exemplo, um objetivo qualitativo seria mudar o perfil dos pacientes da clinica de planos de saúde para pacientes particulares.


Já um objetivo quantitativo seria congruente com o ojbetivo qualitativo, envolvendo, por exemplo, definir que sua agência de marketing médico deve atrair 30 novos leads por mês de pacientes particulares de determinado tipo de procedimento.


Investimentos

Para atingir um resultado concreto em publicidade na sua clinica é necessário fazer o investimento adequado.


Não existe um valor correto ou pré-fixado para investir na publicidade médica. O investimento deve ser coerente com os objetivos a serem atingidos. Geralmetne a frustração vem de resultados que não são atingidos no marketing médico quando os investimentos são aquém do esperado.


4 formas de divulgar uma clinica médica para atrair mais pacientes.


Agora que você já percebeu a importância de fazer propaganda e publicidade de uma clinica médica, está na hora de escolher as melhores formas de divulgar sua clinica.


Note que cada clinica médica necessita de um conjunto diferenciado de ferramentas, estratégias e técnicas de publiciade.


Nesse artigo vamos focar em 4 formas de divulgar uma clinica médica utilizando estratégias de marketing digital. Vamos lá!


01 - Site Institucional


Eu sei que muita gente que esta lendo esse artigo já tem um site. Se é seu caso, resta saber se ele é um elemento vivo e que traz pacientes para sua clinica ou apenas um "panfleto virtual".


A diferença entre um e outro é que o site que atrai pacientes é aquele que tem conteúdo relevante para os seus pacientes. Podem ser vídeos dos doutores, artigos com dicas de saúde e material publicitário sobre a clinica que o paciente possa baixar sobre demanda.


Um bom site ainda tem uma outra característica. Ele fornece maneiras facéis de um paciente entrar em contato com a clinica seja para tirar dúvidas, marcar ou remarcar uma consulta.


02 - Facebook Ads


É verdade que o Facebook perdeu relevância no Brasil, especialmente nas classes sociais A e B.


Mas ele ainda é um canal muito forte para divulgar seus serviços para seguidores e novos potenciais pacientes.


Com a ferramentas de publicidade do Facebook, o Facebook Ads é possível fazer campanhas publicitárias da sua clinica para que anúncios apareçam apenas para pessoas dentro do perfil do seu público-alvo.


O Facebook Ads está integrado ao Instagram e juntas, as duas redes sociais são as mais utilizadas pela população brasileira.


Especialmente se sua clinica tem maiores ganhos com procedimentos do que com consultas, divulgar sua clinica no Facebook e no Intagram é uma forma certa de selecionar o seu público e atrair os melhores pacientes.


Mas atenção! Apesar de parecer simples, criar anúncios que convertem no Facebook Ads exigem um bom conhecimento de marketing médico, de estudo do comportamento do seu público-alvo, de segementação do mercado e da criação de copys (textos dos anúncios) que motivem o paciente em potencial agendar uma consulta.


Sempre procure uma agência de marketing digital para médicos que seja capaz de enteder o seu negócio, as particularidades da medicina e que entenda o funcionamento das ferramentas e como elas podem gerar leads (interessados) no seu trabalho.


03 - Canal no Youtube

O Youtube é o segundo site mais acessado do mundo, ficando atrás apenas do Google.


Se você tem informações de valor para passar para o seus pacientes, se recebe dúvidas diariamente de pacientes que são recorrentes na sua prática clinica, deveria pensar em investir em um canal no Youtube para a sua marca.


A construção de autoridade no seu campo de atuação passa pela exposição repetida de uma mensagem.


Uma das melhores formas de tornar seu trabalho conhecido, de apresentar seus diferenciais é através de um bom canal no Youtube.


Diferentemente de uma estratégia de anúncios, onde o trabalho pode ser terceirizado para uma agência de marketing médico, o Youtube vai necessitar envolvimento dos profissionais de saúde.


Da trabalho sim produzir conteúdo. Você pod optar por fazer sozinho o trabalho, mas perderá muito tempo (e tempo é dinheiro) tentando fazer tudo sozinho.


O ideal é contratar uma agência de produção de vídeos, que fará uma visita ao seu consultório periodicamente, geralmente uma tarde ou uma manhã a cada 15 dias e produzirá junto com você o material que será usado 1 mês a frente.


A grande vantagem dessa opção é que esse tipo de empresa conseguirá te orientar o roteiro dos vídeos, na duração dos mesmos e depois na edição, corte e finalização dos vídeos para publicação no seu canal do Youtube.


Poucas pessoas tem paciência para ler um texto como este, mas muita gente tem paciência para ver vídeos curtos, bem feitos e objetivos. Portanto, não perca a chance de demosnstrar seus conhecinentos e ajudar a formar uma comunidade online favorável a geração de demanda utilizando o Youtube.


04 - Lives com parceiros


Febre durante o período que todos estavam trancados dentro de casa durante a pandemia as lives perderam força e alcance atualmente.


Mas isso não significa que ela não seja um canal de relacionamento e aquisição de pacientes importante.


Atualmente vários dos nossos clientes de consultoria para médicos esta utilizando o recurso de lives fechadas para grupos de potencias pacientes ou de ex-pacientes com sessões de perguntas e respostas, demonstração de novos equipamentos, técnicas ou tecnologias.


Lives são uma oportunidade de entender quais os verdadeiros desejos, necessidades e demandas dos seus atuais e potenciais pacientes adaptando assim, toda a sua mensagem de marketing, direcionando-a para responder a essas necessidades e desejos, atraindo consequente mais pacientes.




CONCLUSÃO


É muito díficil para a mairia dos profissionais hoje em dia manterem uma agenda bem calibrada de pacientes particulares sem investimentos em publicidade e propaganda das suas clinicas.


Captar novos pacientes todos os dias é fundamental, mas não é tão simples como muitos "gurus" costumam propagar na internet.


Se você está pronto para investir em publicidade da sua clinica médica e busca orientação de uma empresa séria de marketing para medicos, entre em contato e fale com um de nossos consultores!


Senior Consultoria

+55 (11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br

www.seniormarketingconsultoria.com.br



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo