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4 estratégias para atrair novos pacientes odontológicos e manter os pacientes que você tem


Como atrair e fidelizar pacientes
Como atrair e fidelizar pacientes

Sim, atrair novos pacientes odontológicos é muito importante para a sobrevivência de sua clinica odontológica. Mas também manter os pacientes que você já tem é igualmente importante. Aqui estão algumas formas de fidelizar e manter os pacientes sobre as quais você pode não ter pensado ainda.


A maioria dos proprietários de consultórios e clinicas odontológicos está em busca constante de formas de manter suas recepções ocupadas, suas cadeiras de tratamento trabalhando e seus telefones, WhatsApp e outros canais de contato do consultório com solicitações de novos pacientes.


Embora os dentistas queiram construir sua base de pacientes, eles precisam tomar cuidado com os truques e as manobras de marketing na odontologia que podem corroer a integridade de suas marcas e por tudo a perder.


Em vez disso, os proprietários das clínicas odontológica devem priorizar a construção de um padrão de comportamento repetível e de longo prazo que convide os pacientes para suas clínicas, recorrentemente. As estratégias de marketing odontológico usadas para aumentar o número de novos pacientes também podem, e devem, ajudar a envolver e fidelizar os pacientes atuais.


A captação de novos pacientes começa pelo exame minucioso de como você interage com seus pacientes - pela primeira vez e sempre depois, no pós-venda da primeira venda de serviços para ele.


Você nunca pode presumir que só porque já atendeu um paciente antes, ele voltará ao seu consultório de forma espontânea. Com tanta concorrência no mercado de odontologia, isso nunca foi tão verdadeiro.



Provoque uma ótima primeira impressão


Qual é o primeiro encontro que a maioria dos novos pacientes em potencial têm com sua clinica odontológica? Segundo nossas pesquisas com mais de 200 clinicas de pequeno e médio porte, realizada, entre nossa base de clientes, os profissionais de odontologia que responderam a essa pergunta compartilharam uma infinidade de respostas: ligações telefônicas, recepcionista ou aparência do prédio e do escritório da rua.


Se você acredita que é algum desses, provavelmente está errado. A primeira impressão que sua clinica fornece geralmente é por meio de seu site ou uma pesquisa online.


Se você não está trabalhando ativamente nesses dois itens para sua clinica odontológica, mas está procurando maneiras de atrair e aumentar sua base de pacientes, estes são os lugares que você precisa para começar.


Se você tem um site, é necessário perguntar: ele está sendo atualizado permanentemente? É relevante para o seu público-alvo? Parece que tem 10 anos ou mais? O copyright, ou seja, os textos foram escritos por redatores profissionais? É responsivo? Responsivo significa que ele responde ao tamanho da tela e ao dispositivo que está sendo usado para acessá-lo e tem uma boa aparência em dispositivos móveis?


Pare por um minuto e pense: Que impressão você está causando? Um site desatualizado e mal concebido (mas funcional) pode dar a impressão de que você não se preocupa com as experiências dos pacientes. No mínimo, atualize seu site mensalmente com novas imagens e conteúdo informativo. Se você pode fazer atualizações semanais - com um blog com informações úteis, como dicas sobre saúde bucal ou estética - ainda melhor!


Por último, mas não menos importante, não se esqueça da importância da otimização do mecanismo de pesquisa (SEO).


Isso pode ser complicado, mas parece mais difícil do que é na verdade. Existem muitos recursos online para ajudá-lo a otimizar seu site, torna-ló mais rápido e otimizado, bem como, existem empresas especialistas em marketing digital para dentistas disponíveis para gerenciar isso para você.


Se você decidir que precisa da ajuda de uma empresa especializada em marketing odontológico, , invista seu dinheiro de marketing na odontologia com sabedoria e meça os resultados e você verá um bom retorno do seu investimento.


Como uma observação importante, os mecanismos de pesquisa como o Google recompensam os sites responsivos com melhores colocações na primeira página de pesquisas, o que aumenta o possível número de contatos e de negócios a realizar na sua clinica.



Contrate pessoas amigáveis ​​e focadas em pessoas


Isso realmente deveria ser desnecessário dizer, mas você precisa contratar pessoas que amem lidar com gente, com atendimento e solução de problemas.


Depois que um paciente em potencial visitar seu site e agendar uma consulta, seu pessoal deve estar a altura das expectativas dos clientes. As atitudes dos membros da sua equipe são o que deixa a impressão mais duradoura nos pacientes, especialmente nos novos pacientes.


Os funcionários devem ser devidamente treinados em atendimento ao cliente, incluindo saudações sinceras e em como atender às expectativas do paciente a partir do momento em que a porta se abre. Não há nada, e não quero dizer nada, pior para os pacientes do que entrar em um consultório para fazer suas consultas e não ser recebido imediatamente pela equipe.


Aqui vai um exemplo de algo que aconteceu comigo recentemente. Entrei no consultório do meu dentista à 14h00. Haviam quatro mulheres que estavam atrás da recepção. Apenas um estava ao telefone e não havia mais nenhum outro paciente na sala de espera. Para minha surpresa total, ninguém me disse uma única palavra. Fui em frente e rabisquei meu nome na folha de inscrição e sentei-me e ouvi-os discutir o que pedir para o almoço. Nem um único membro da equipe me reconheceu até que a minha dentista apareceu na recepção e me chamou de volta para meu atendimento.


Normalmente costumo ter uma ótima experiência de cliente nessa clínica e adoro meu dentista, mas naquele dia fiquei desapontado com minha invisibilidade perante a equipe.


A consulta com o meu dentista em si foi ótima, como de costume, mas aquela experiência inicial me deixou com um gosto amargo na boca, algo difícil de processar.


De qualquer forma, vou dar a eles o benefício da dúvida e voltar, mas me pergunto se seria tão indulgente se fosse um novo paciente sem boas experiências anteriores com o consultório?



Solicite feedback e referências de seus pacientes


Toda empresa precisa saber como está indo, como seus clientes estão percebendo o serviços que recebem, e perguntar aos pacientes é a melhor maneira de descobrir isso.


Quer você peça a eles na saída quando agendarem a próxima consulta, ou enviando envie uma pesquisa por e-mail ou mensagem de WhatsApp.


Se tiver alguém de apoio na sua equipe, faça melhor: Peça que ligue um ou dois dias após a consulta, a melhor coisa que você pode fazer é perguntar a seus pacientes como as coisas foram, o que eles pensaram na experiência do paciente e se houver algo que sua equipe possa melhorar para a próxima consulta.


O último item (o que melhorar) é importante porque se eles têm alguma sugestão, você precisa saber. É melhor que relatem os problemas da sua clinica para você do que para outros potenciais pacientes.


A maioria das pessoas gosta de ser ouvida e, embora nem todos estejam dispostos a responder a uma pesquisa, você não saberá a menos que pergunte a eles.


Se você tiver um programa de solicitação de referências de pacientes, informe-os sobre isso ao perguntar como foram suas consultas. Você pode até oferecer incentivos de todos os tipos para que participem. Por exemplo, para quaisquer referências obtidas por meio de seus pacientes, você pode recompensá-los com um cartão-presente ou um desconto em seus serviços para mostrar seu agradecimento.




Use o feedback do paciente para organizar sua clínica


Se você pedir feedback, leve-o a sério. . . a sério de verdade. Caso contrário, você está perdendo o tempo de todos. Compartilhe o feedback dos seus pacientes com sua equipe. Se, por exemplo, você descobrir que sua equipe não é tão acolhedora e educada quanto deveria, traga isso à atenção deles na próxima reunião de equipe. Incentive-os a estarem atentos aos pacientes e a manter conversas privadas nos espaços públicos do consultório.


Por outro lado, se você receber feedback positivo sobre sua equipe, certifique-se de reconhecer e recompensar por esse comportamento. Considere recompensar esses funcionários de alto nível com almoços grátis ou cartões-presente, viagens por um serviço excelente. Reconhecer e encorajar o desempenho positivo da equipe é mais importante do que você pode imaginar, porque sua equipe é o que manterá os pacientes voltando uma vez e outra.


Enquanto você procura atrair novos pacientes e trabalha duro para manter suas cadeiras ocupadas, como pacientes lucrativos, comece com interações de qualidade com os pacientes tanto online quanto pessoalmente, contrate e incentive funcionários excepcionais, não seja amador quanto a seleção da sua equipe, pois ela é fundamental para a experiência do paciente. P


Peça feedback aos seus pacientes e aja de acordo com esse feedback. Isso deve ajudar a diferenciá-lo da concorrência e permitir que os pacientes saibam que você se importa com a sua opinião. Se eles souberem que você se importa, eles vão recompensá-lo com recorrência na contratação dos seus serviços, além de indicarem seus serviços para amigos e parentes.


Se você precisa melhorar o nível de atendimento dos seus pacientes, captar novos pacientes, resgatar pacientes antigos e fidelizar os novos, conte com o apoio da Senior Marketing. Já ajudamos mais de 600 clinicas e podemos ajudar a sua também. Entre em contato!


Senior Consultoria em Marketing

Especialistas em marketing odontológico

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