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37 formas de divulgar uma clinica e atrair mais pacientes

Toda clínica precisa ganhar visibilidade para se tornar conhecido, apresentar sua proposta de trabalho e atrair mais pacientes.


Nesse artigo você vai encontrar 37 formas de fazer a propaganda da sua clínica odontológica ou médica.


Você encontrará desde alternativas gratuitas até algumas formas de divulgação que podem chegar a casa de milhares de reais.


Logicamente, nem toda forma de propaganda médica ou odontológica proposta aqui vai se adequar ao seu perfil de clínica e também ao seu bolso.


Entretanto, é preciso ficar claro que sem investir em marketing médico ou no marketing odontológico são as baixas as possibilidades de uma clínica prosperar atualmente.


É que o famoso boca a boca sozinho não enche mais a agenda de quase ninguém, já que existe um excesso de oferta no mercado.


Então, se você quer saber como divulgar sua clínica e atrair mais pacientes continue a leitura desse artigo. Temos certeza que você vai encontrar alguma forma de propaganda médica ou odontológico que vai te ajudar a atrair mais pacientes. Preparado?


1. Divulgue no jornal local do seu bairro


Escreva um comunicado à imprensa sobre qualquer coisa interessante acontecendo em sua clínica. Não sabe como escrever um? Leia essas dicas essenciais de Relações públicas ou pegue o telefone e ligue para um jornalista para ver se ele está interessado em publicar algo. Se forem, provavelmente escreverão a história por conta própria.


2. Crie um boletim informativo


Publique um boletim eletrônico regular para sua base de pacientes existente - isto é, se você tiver permissão para contatá-los. Fique atento as novas regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) Conte às pessoas o que você está fazendo e quaisquer novos serviços que você lançou. Isso o manterá no radar e incentivará a repetição de negócios.


3. Escreva um blog


Os blogs são ótimas oportunidades não apenas para estender sua estratégia de marketing digital médico ou odontológico, criando uma ampla gama de palavras-chave de cauda longa, em termos de SEO (Indexação no Google). Eles também são uma boa chance de mostrar sua experiência enquanto constrói confiança junto aos seus pacientes Mantenha seu blog atualizado com conteúdo de qualidade, e os visitantes do Google e da web vão adorar você por isso.


4. Ligação "fria"


Comece cada dia acompanhando novos pacientes em potenciais ou fazendo várias ligações não solicitadas para pessoas da sua região. É sempre bom manter seu marketing sob controle e investigar novas oportunidades que possam surgir em seu caminho.


5. Tenha sempre cartões de visita


Nunca saia de casa sem seus cartões de visita. Você nunca sabe quem você pode encontrar no caminho. Certifique-se de que seus cartões de visita contenham todas as informações relevantes da sua clínica, incluindo o endereço do seu site e quaisquer contas de mídia social que você possa ter.


6. Oferecer mini versões


Considere a criação de uma 'mini' versão de seu serviço com desconto. Talvez um limpeza dentário completa que demore uma hora para ser realizada pode ser empacotada como uma "Limpeza Express" voltada para um público executivo que tem pouco tempo livre, por exemplo. Isso vai atrair clientes novos ou existentes a abrir mão de seu dinheiro e pode até mesmo levar a relacionamentos comerciais de longo prazo.


7. Encontre um nicho de mercado


Pesquise e descubra um nicho de mercado na sua área, seja odontologia ou medicina, que possa se beneficiar do seu serviço e, em seguida, atinja-o. Descubra o que está faltando e o que as pessoas precisam. Ofereça soluções para os problemas das pessoas. Esse é sempre um ótimo caminho para se destacar da concorrência.


8. Converse com seus clientes atuais


Não tenha medo de conversar com os clientes existentes e perguntar por que o contrataram. Saiba o que eles valorizam no seu trabalho. E aproveite a oportunidade para perguntar a eles se você poderia estar fazendo algo mais para melhorar seus serviços para eles.


9. Use o Twitter para divulgar sua clínica


O Twitter é frequentemente referido como a plataforma de mídia social favorável aos negócios porque é uma ótima maneira de começar a fazer networking online e ao mesmo tempo dar personalidade marca da sua clínica. Mas há uma maneira certa e errada de tweetar, então não se esqueça de algumas regras básicas de etiqueta do Twitter.


10. Obtenha depoimentos


Nada funciona melhor para o seu marketing do que ter um depoimento genuíno de um cliente feliz com seu trabalho. Se você ainda não adicionou depoimentos ao seu site ou materiais de marketing, faça-o agora! Apenas certifique-se de pedir permissão total primeiro. E claro, sempre use depoimentos verdadeiros e não de familiares ou amigos.


11. Faça amizade com blogueiros influentes


Há muitos blogs novos por aí, em todos os segmentos, então comece a pesquisar e encontre alguns blogueiros influentes para fazer amigos. Faça com que escrevam um comentário sobre seu trabalho. Convide-os para fazer uma avaliação gratuita no seu consultório.


12. Anuncie em blogs


Investigue oportunidades de publicidade online pesquisando onde seu mercado-alvo gosta de ir. Que tipo de blog seus pacientes gostam de ler? Existem blogs em todos os nichos atualmente.Existe algum blog que atrai seus clientes? Contate o dono do blog e patrocine-o em troca de espaço publicitário.


13. Escreva blogs de iscas de links


Aproveite ao máximo o seu blog escrevendo postagens que incentivem naturalmente as pessoas a criarem links para eles. Se o seu conteúdo for realmente útil e informativo, então as pessoas irão compartilhar. Quanto mais pessoas recomendarem seus artigos, mais tráfego você atrairá para seu site.


14. Aproveite ao máximo sua assinatura de e-mail


Vincule tudo adicionando links para seu site e contas de mídia social a partir de sua assinatura de e-mail. Você não acredita o quanto uma assinatura de email poide modificar a percepção de um cliente em potencial. Considere até mesmo adicionar sua mensagem de marketing principal ou slogan da empresa. Lembre às pessoas porque você é tão bom.


15. Patrocine uma cerimônia ou evento de premiação


Embora muitas vezes seja uma opção cara, patrocinar prêmios pode levar o nome da sua clínica a um grande público de uma única vez. Lembre-se de que nem todos os prêmios são caros. Sempre há cerimônias de premiação de nicho que se adaptam melhor ao seu negócio e ao seu orçamento.


16. Patrocine uma competição


Freqüentemente, há competições de mídia. Considere patrocinar um deles para aumentar seu perfil. Você não apenas anunciará a marca da sua clínica e o nome da empresa, mas também se colocará à frente de um mercado muito mais amplo.


17. Dê algo


Tem algo que você pode oferecer em uma competição? Jornais e revistas darão a você espaço editorial gratuito em troca de um prêmio. Esteja ciente de que eles sempre querem valores mínimos de prêmios.


18. Ofereça descontos por períodos limitados


Descontos em certas épocas do ano são sempre populares. Ofereça seus produtos e serviços com desconto, por exemplo - 'Quintas da Ortodontia' ou 'Dia da Beleza'. As pessoas sempre gostam de uma pechincha.


19. Crie um folheto eletrônico


Brochuras impressas podem ser caras para projetar e imprimir. Economize seu dinheiro e crie uma versão em PDF, disponível para download em seu site. Aproveite a oportunidade para se vender e explicar aos clientes em potencial por que eles devem contratá-lo. É sempre útil ter um material impresso que as pessoas possam pegar e levar para casa ou trabalho.


20. Malas-diretas tradicionais


Campanhas de entrega de correspondência são simplesmente empurrar folhetos de marketing através de portas ou enviar cartões postais para seu banco de dados de clientes existente. Eles podem ser da velha escola, mas não devem ser subestimados. Eles ainda podem funcionar. Com o excesso de emails eletrônicos disparados atualmente, há grande chance de seu potencial cliente ler sua correspondência impressa.


21. Escreva uma coluna para o seu jornal local


Entre em contato com o seu jornal local do seu bairro ou da sua cidade (se for uma pequena cidade) para ver se eles se beneficiariam de uma coluna regular 'pergunte ao especialista' e, em seguida, forneça recursos especializados regulares para eles publicarem. Não pergunte, não pegue - então pegue o telefone hoje.


22. Torne-se um porta-voz especialista no seu campo de atuação


Os jornalistas estão sempre atrás de especialistas do setor para acrescentar algo às suas reportagens. As redações dos canais de televisão e jornais estão cada vez mais reduzidas. Entre em contato com a TV, rádio e jornais locais para se apresentar como um especialista em sua área. Esteja preparado para estar disponível para quaisquer entrevistas que possam surgir e fazer algum treinamento de mídia, então você está pronto para ir.


23. Crie um kit de imprensa


Reúna algumas informações básicas sobre você e sua clínica, prontas para enviar a qualquer jornalista. Tenha uma seção de 'imprensa' em seu site, onde a mídia pode facilmente descobrir mais sobre você e entrar em contato com você.


24. Adicione interação ao seu site


As pessoas querem interagir com sites, então crie algo que seja atraente e útil para seu público-alvo. Por exemplo, você pode adicionar 'chat ao vivo' e ficar imediatamente disponível para responder a quaisquer perguntas? Existem algumas soluções fantásticas disponíveis no mercado que você pode adicionar de forma rápida e fácil.


25. Publicidade móvel


Por que não criar um adesivo amigável para seu carro e anunciar sua clínica enquanto estiver em movimento? Não se esqueça de adicionar o link do seu site e o número de telefone. Para tornar mais divertido, adicione um código de desconto especial - algo que as pessoas possam usar quando ligarem para você.


26. Leilões de caridade


Considere doar seu serviço para um leilão de caridade. Uma ótima maneira de fazer networking, conhecer novos clientes em potencial e aumentar seu perfil localmente.


27. Ensine sua especialidade


Organize palestras, aulas ou workshops com base em sua experiência no seu campo de atuação. Ótimo com mídia social? Você ficaria surpreso com quantas pessoas ainda não conseguem entender o Twitter. Ensine outras pessoas e você descobrirá que elas se transformarão em clientes.


28. Blog de convidado


Encontre os blogs influentes ou comunidades on-line de alto tráfego e ofereça-se para contribuir e escrever artigos dentro do seu campo de atuação. Ele não abordará apenas o SEO; vai ajudá-lo a atingir um público maior, ao mesmo tempo que adiciona personalidade à sua marca.


29. Comentário do blog


Não subestime o poder de comentar em blogs especializados. Faça isso em todos os lugares que puder. Apenas certifique-se de escrever algo inteligente e que valha a pena; algo que levará as pessoas ao seu site.


30. Aproveite os fóruns


Não importa qual seja o seu campo de atuação, existem muitos fóruns nos quais você pode participar e começar a contribuir. Muitas pessoas usam fóruns para encontrar respostas. Seja o mais útil possível e você poderá atrair mais clientes. Só não se esqueça de aproveitar ao máximo a sua assinatura no fórum, adicionando links para o seu site e adicionando o slogan da sua empresa.


31. Não se esqueça do seu SEO


O objetivo do SEO é garantir que as pessoas encontrem o site da sua clínica se estiverem procurando seus produtos e serviços. Não hesite em fazer disso uma prioridade. Contrate uma empresa de SEO para ajudar ou aprenda sobre SEO você mesmo. Moz é um excelente lugar para começar.


32. Crie uma página do Facebook


O Facebook é mais voltado para o cliente final do que o Twitter, portanto, crie uma página apenas se achar que sua clínica é adequada para o meio. Publique atualizações interessantes para manter seus fãs voltando sempre. Não faça spam e não faça auto-difusão. Aplique um pequeno orçamento mensal para anunciar e 'impulsionar' as postagens para vários públicos.


33. Conecte suas contas de mídia social


Não se esqueça de fornecer links do seu site para todas as suas contas de mídia social e vice-versa. Certifique-se de que tudo se encaixe e não se esqueça de incluí-los em todos os seus materiais de marketing e literatura. A chave aqui é ter uma presença única e consistente em vários canais.


34. Obtenha o seu preço certo


Faça uma pesquisa e ligue para alguns concorrentes para ver quanto eles estão cobrando por serviços como os seus. Finja ser um cliente oculto para cobrir seus rastros. Depois de ter uma boa ideia de qual é o preço do mercado, defina o preço certo. Ainda não tenho certeza? Leia estas dicas sobre quanto cobrar por seu trabalho freelance.


35. Envie cartões de agradecimento


Avalie seus pacientes existentes e envie cartões de agradecimento sempre que concluir um trabalho. Adiciona aquele toque pessoal. Uma assinatura a mão faz toda a diferença.


36. Distribua alguns brindes


Quer você tenha acabado de entregar alguns folhetos impressos ou enviado um plano de marketing, adicione um brinde para deixar seu cliente feliz. Uma clinica em São Paulo envia um pirulito para a crianças que terminaram o tratamento de odontopediatria. Uma ideia pequena, mas eficaz.


37. Recompensa clientes fiéis


Ganhou mais um trabalho de um cliente existente? Recompense-os com sua estratégia de fidelidade. Como você os recompensa depende de você. Talvez você possa oferecer um desconto. Seja o que for que você escolha, incentive a lealdade sendo leal em troca.


Conclusão


Existem dezenas, para dizer a verdade, centenas de alternativas para divulgar sua clínica médica ou odontológica.


Algumas são gratuitas e outras exigem uma verba de marketing, mas todas elas tem um ponto em comum: Focam naquilo que agrega valor aos seus atuais e potenciais pacientes.


Vivemos numa era de excesso de comunicação e publicidade. Se sua clínica quer atrair a atenção de potenciais pacientes e aumentar o volume de consultas e tratamentos, precisa pensar fora da caixa.


Na lista acima apresentamos 37 formas de divulgar uma clinica e atrair mais pacientes.


Se você procura uma estratégia personalizada de marketing para sua clínica, ligue para para nós e converse com um de nossos especialistas.


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