• Admin

3 coisas que você não deve fazer na sua clinica

3 coisas que você não deve fazer na sua clinica
3 coisas que você não deve fazer na sua clinica

Você que é proprietário ou sócio de uma clinica médica ou odontológica esta sempre procurando formas de melhorar os negócios, certo?


Existe muito material na internet com conteúdo sobre como fazer gestão para clinicas odontológicos, como atrair pacientes, como aumentar o faturamento da sua clinica. A lista é longa...


Mas, e o que você não deve fazer na sua clinica?


Tão importante quanto saber o que fazer na sua clinica é saber o que não fazer.


Existem fatores e ações que você deve evitar se não quiser ter problemas no futuro com a sua clinica.


Nesse artigo vamos listar 3 coisas que você não deve fazer na sua clinica. Siga conosco!



3 coisas que você não deve fazer na sua clinica


Evite a todo custo cometer esses enganos na gestão da sua clinica:


01 - Escolher o ponto comercial no "achismos"


Existem várias maneiras de descobrir se um ponto comercial é atrativo ou não para instalar uma nova unidade, uma nova clinica.


O único que você não deveria usar é o método do "achismo". Achar que um ponto comercial é bom porque tem bom fluxo de pedestres e veículos, porque fica em uma localização central, ou porque tem poucos concorrentes é um equivóco.


Nunca escolha o ponto comercial da sua clinica sem uma análise de dados, sem pesquisa de mercado.


São poucos os empresários de odontologia e medicina que abrem uma clínica baseados em dados de pesquisa de mercado, em análise de geomarketing, etc.


Faça um favor a si mesmo, contrate uma empresa especialista em abertura de clinica que vai elaborar um estudo detalhado do melhor local para instalar sua clinica, de acordo com o perfil do seu público-alvo, dos serviços que vai oferecer e da sua capacidade de investimento.



02 - Não controlar o caixa da empresa


É impressionante como esse assunto tão básico ainda atinge 95% dos empresários de odontologia e medicina.


Palavras como fluxo de caixa, caixa projetado, lucro, lucratividade, rentabilidade, margem de lucro, margem de contribuição deveriam fazer parte do currículo de qualquer universidade de medicina e odontologia.


Mas, infelizmente o que vemos é uma lacuna muito grande no tocante aos conhecimentos de gestão e marketing por parte de dentistas e médicos.


Esse desconhecimento de seus números leva, muitas vezes, excelentes negócios a bancarrota.


Novamente, se você não tem conhecimento sobre gestão e finanças recorra a estudos, a uma consultoria especializada ou mesmo na contratação de um bom gerente financeiro.



03 - Deixar as contas da sua empresa nas mãos de um contador


Uma das maiores ingenuidades que já vimos em clientes e prospectos é o fato de que os proprietários da clinica não conhecem nada sobre o que se passa no campo contábil da empresa.


Não trabalham junto com o contador na elaboração de um bom planejamento tributário, visando evitar pagar mais impostos do que o devido, não entendem e não sabem como ler um balanço, não entendendo os fundamentos da contabilidade gerencial e como ela pode ajudar sua clinica a prosperar.


Você deveria ter uma reunião todo mês com o seu contador para avaliar se sua clinica está tendo um crescimento do patrimônio, se existem impostos a pagar, consultar as possibilidade de evitar passivos trabalhistas, etc.



Conclusão


Nesse artigo nós apenas listamos 3 coisas que você não deveria fazer na sua clinica. Mas existem muitos mais.


Se você quer colocar sua clinica nos trilhos, ter uma boa gestão administrativa e financeira é tão importante quanto atrair e captar novos pacientes.


Conte com a consultoria da Senior, uma empresa especializada em gestão, marketing e vendas para empresas de odontologia e medicina. Entre em contato e fale com um de nossos consultores:


Senior Consultoria

Gestão e Finanças Para Clinicas

(11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br