• Admin

7 formas de atrair mais pacientes para sua clinica odontológica


Como atrair mais pacientes para sua clinica odontológica
Como atrair mais pacientes para sua clinica odontológica

Atrair mais pacientes é um dos grandes dilemas de todos os proprietários de clinicas odontológicas.


Logicamente a dificuldade em atrair pacientes varia bastante, sendo que alguns pequenos consultórios e clinicas tem agendas bem vazias e profissionais e clinicas renomados conseguem manter um bom fluxo de pacientes.


Mas, sempre é possível melhorar quando o assunto é capatação de pacientes, certo?


Nesse artigo vamos ser diretos e falar de formas de atrair mais pacientes para clincias odontológicas, mas é preciso que você tenha consciência de que as ações abaixo não se aplicam a todas as clinicas.


Também queremos que reflita que para funcionar, as ações abaixo precisam que ANTES você ou uma empresa de assessoria para dentistas tenha realizado um bom plano de marketing odontológico que envolva:


  • Pesquisa de mercado

  • Segmentação de público-alvo

  • Proposta de valor

  • Investimentos em publicidade e propaganda

  • Cronograma de execução e acompanhamento


P ara cada tópico acima temos amplo material aqui no nosso blog, portanto, não falaremos sobre isso nesse artigo.


Pronto para descobrir as melhores formas de atrair mais pacientes? Então, siga conosco!


01 - Comece com sua base de atuais e ex-clientes


Quantas clinicas tem centenas e até milhares de pacientes nas suas fichas ou sistemas informatizados e nenhuma ação é realizada sobre eles.


Veja, se você quer aumentar o número de pacientes na sua clinica odontológica, precisa partir da sua base de pacientes atuais.


É de 7 a 10 vezes mais fácil vender novos procedimentos para pacientes que já passaram pela sua clinica.


A melhor forma de fazer com que seus pacientes retornem é mantendo uma comunicação constante com eles.


Utilize uma newsletter mensal e envie por WhatsApp e email com dicas de saúde bucal, novidades da sua clinica, congressos que você participou, a rotina do dia a dia da clinica. Acredite, os pacientes adoram isso.


Você ficará na mente dos seus pacientes e quando sua secretaria ligar oferecendo um retorno vai ter uma taxa de conversão bem maior.


02 - Envolva-se na sua comunidade local


Você é do tipo que almoça em casa e não no restaurante ao lado da sua clinica? Frequenta o supermercado fora do seu bairro?


Envolva-se na comunidade local, converse com donos de lojas, abasteça seu carro no posto local, faça academia na região.


Esteja presente na mente das pessoas que vivem e trabalham na sua região. Só assim você se tornará uma referênica para eles.


03 - Faça palestras gratuitas


Na sua região existe uma associação de bairro? Um sindicato profissional? Uma igreja que promove palestras?


Identifique esses grupos e ofereça para dar palestras sobre o seu tema de domínio. Temas como "cuidados com a higine do bebê", "Implantes dentários para a terceira idade" e assuntos correlatos despertam muita atenção.


E são uma fonte potencial de captação de novos pacientes.


04 - Seja ativo nas redes sociais


Não fique de você nas redes sociais. Grave pequenos vídeos e publique nos stories do Instagram mostrando como sua clinica é movimentada, a forma como recebe seus pacientes, depoimentos curtos de pacientes felizes.


Veja, ninguém gosta de lugares parados. Mostre seus casos, tenha uma dinâmica. Se possível reserve uma verba para impulsionar suas postagens e alcançar um número maior de pessoas.


05 - Escreve artigos relevantes


Claro, hoje existe muita informação por ai sobre todo tipo de assunto. Mas, se você tem uma capacidade de escrita desenvolvida, se tem histórias para contar, abra um blog no seu site e poste regularmente.


As pessoas verão que sua clinica dedica esforços para educar e ajuda-las a tomarem boas decisões sobre saúde bucal.


Por outro lado, o Google adora conteúdo novo e a medida que as pessoas vão visitando seu conteúdo, mais bem posicionado seu site vai ficando nas pesquisas de termos chave do seu negócio.


Ficar melhor posicionado no Google implica em mais ligações, mais agendamentos e mais pacientes.


06 - Adote uma causa social


Existe muita gente por ai que não pode pagar por um tratamento odontológico. Adote uma creche, um asilo ou mesmo uma comunidade em favela e reserve uma manhã por mês para atender pacientes carentes.


Além de ser um ato de extrema generosidade, esse marketing social é muito bem visto pela sociedade que está cada dia mais consciente sobre o dever social das empresas.


E sem dúvidas, as pessoas gostam de empresas éticas e que contribuem para uma sociedade melhor. Isso se reflete na atração de mais pacientes.


07 - Atendimento humanizado um a um


Quem não gosta de ser bem tratado? Faça enquetes com seus pacientes atuais sobre o grau de satisfação deles com seu trabalho. Entenda as demandas deles, faça sorteios e premie quem é fiel a você.


Saia do consultório e vá conversar com seus pacientes na recepção. Ofereça uma "experiência de consumo" memorável. Torne o momento da visita ao dentista um momento onde o paciente perceba o valor que seu trabalho entrega.


Conclusão


Existem várias formas de atrair mais pacientes para o seu consultório ou clinica. O melhor deles é sempre uma combinação daquilo que funciona bem para você e que satisfaçã as expectativas e necessidades do seu paciente.


Se você quer implantar uma estratégia de captação de pacientes personalizada na sua clinica, entre em contato e converse com um de nossos especialistas em gestão, marketing e vendas para odontologia!


Senior Consultoria

Marketing para dentistas

+55 (11) 3254-7451

atendimento@seniormarketing.com.br

0 comentário